aziinn

8 dicas infalíveis para evitar rugas e linhas de expressão

pele jovem e bonita

A aparência da pele é uma das preocupações mais comuns entre as pessoas, especialmente à medida que envelhecem.

O envelhecimento, apesar de ser um processo natural que ocorre com o tempo, pode acontecer precocemente na pele devido a fatores externos. Mas contrariando o que muitos imaginam, você não precisa gastar rios de dinheiro com tratamentos dermatológicos caros. Muito pelo contrário: os cuidados mais eficientes que podemos ter com nossa pele são mais acessíveis do que podemos imaginar.

E há várias medidas simples que podem ser tomadas para prevenir ou minimizar o surgimento de rugas e linhas de expressão. Nesse artigo iremos falar um pouquinho sobre elas.

1. Use protetor solar para evitar rugas

A exposição ao sol está diretamente relacionada ao envelhecimento precoce da pele, isso porque os raios UV emitidos pelo sol danificam suas células, incluindo o DNA celular. Quando os raios UV atingem a pele, eles quebram as ligações de cadeia de DNA, o que resulta em mutações celulares e ao envelhecimento precoce da pele.

Além disso, a exposição ao sol também estimula a produção de radicais livres, que são moléculas instáveis e altamente reativas. Esses radicais livres também têm ação danosa às células da pele, incluindo o colágeno e a elastina, o que consequentemente gera sinais de envelhecimento, como rugas e perda de firmeza.

pele jovem e bonita

O dano celular cumulativo causado pela exposição ao sol ao longo do tempo pode ser um fator determinante não só no envelhecimento precoce como também no aumento do risco de câncer de pele.

Por isso é de suma importância proteger a pele do sol e a maneira mais eficiente de fazer isso é com o uso de protetor solar. O protetor solar age na proteção contra o sol refletindo os raios UV. Os protetores absorvem os raios UV e os convertem em calor, impedindo que cheguem à pele.

Ou seja, ao usar um protetor que seja adequado para seu tipo de pele, é possível reduzir significativamente a quantidade de danos celulares.

2. Não fume para evitar rugas

O cigarro é um dos maiores fatores de risco para o envelhecimento precoce da pele. Isso porque o monóxido de carbono e a nicotina presentes no cigarro reduzem a quantidade de oxigênio que chega à pele, o que provoca danos celulares.

Além disso, o cigarro também contribui para a redução da produção de colágeno, o que resulta em uma pele mais flácida e enrugada. Outros componentes do cigarro, como os radicais livres, também são prejudiciais à pele, causando danos aos tecidos e acelerando o processo de envelhecimento.

3. Mantenha uma dieta equilibrada para evitar rugas

A dieta afeta a saúde da pele porque fornece os nutrientes e a hidratação que ela precisa para funcionar corretamente, além de controlar a inflamação e protegê-la contra os danos causados pelos radicais livres. Radicais livres são moléculas instáveis que danificam as células saudáveis do corpo, incluindo as células da pele.

Eles são gerados naturalmente como resultado do metabolismo celular, mas também podem ser gerados por fatores externos como exposição a radiação UV e cigarros, como vimos anteriormente. A dieta entra como elemento chave para proteger a pele contra a ação dos radicais livres, por isso priorize o consumo de frutas e verduras.

Conheça uma lista de alimentos que ajudam a manter a pele saudável e bonita

4. Use produtos adequados

Hoje em dia é possível encontrar suplementos alimentares que tem como principal objetivo atuar na aparência da pele, a partir de dentro.

Esses suplementos contêm componentes valiosos com propriedades indispensáveis para a saúde da pele.

Um desses compostos é o Resveratrol. Houveram muitos estudos realizados para investigar o impacto do Resveratrol na saúde da pele e alguns desses estudos têm mostrado que esse elemento tem em sua composição propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem a pele contra os danos causados pelos radicais livres.

Já em estudos de laboratório, foi observado que uma das ações do resveratrol é inibir a produção de enzimas que degradam o colágeno e isso atua em favor da conservação de uma pele mais saudável e bonita.

Além disso, esse elemento também pode estimular a produção de colágeno, proteína responsável por fornecer à pele elasticidade e firmeza.

Outro componente indispensável para conservar a aparência da pele é o ácido hialurônico, que age como hidratante natural, mantendo a pele macia e suave, além de preencher os espaços entre as células e manter sua elasticidade.

Quer dar aquele boost nos cuidados com a pele? Aprenda como fazer uma rotina de skincare fácil e saudável

5. Evite o consumo de álcool para evitar rugas

O consumo constante de álcool é prejudicial não só à pele, mas também à saúde de modo geral. Na pele, sua ação está relacionada à desidratação que acontece porque o álcool é uma substância altamente diurética, o que significa que ajuda a remover água do corpo. Quando você bebe álcool, seus rins trabalham mais para filtrá-lo, o que resulta em uma perda maior de água.

Além disso, o álcool também inibe a produção de antidiuréticos, substâncias que ajudam a reter a água no corpo. Essas duas coisas juntas significam que o corpo está perdendo mais água do que está recebendo, o que pode levar a uma desidratação.

Outro fator relevante é que o álcool aumenta as células inflamatórias, afetando a produção de colágeno e elastina, proteínas que mantêm a pele firme e elástica.

6. Mantenha-se hidratado para evitar rugas

pele bonita e jovem

A hidratação é uma parte fundamental do cuidado com a pele. A pele seca pode estar desidratada e isso ocasionalmente resulta em coceira, descamação, rugas e linhas finas. A falta de umidade também prejudica a barreira protetora da pele, deixando-a mais vulnerável a danos externos, como infecções e inflamações.

Para manter a hidratação adequada, é importante beber muita água e usar cremes hidratantes diariamente, especialmente após banhos quentes ou exposição ao sol. É importante escolher cremes com ingredientes hidratantes, como glicerol, ácido hialurônico ou sérum, que ajudam a reter a umidade na pele. Alimentos como frutas, verduras e peixes, também contribuem para manter a pele hidratada de dentro para fora.

7. Faça esfoliação

A esfoliação é um processo importante para remover as células mortas da pele e mantê-la suave e hidratada. A esfoliação ajuda a estimular a renovação celular, aumentando a circulação sanguínea e fornecendo nutrientes. Quando a pele está suave e lisa, é mais fácil para os hidratantes penetrarem e hidratarem profundamente

Especialistas recomendam que se faça esfoliação de uma a duas vezes por semana, ou a cada 15 dias a depender de sua necessidade.

*É importante alertar que a esfoliação também pode remover a camada protetora natural da pele, por isso é importante usar esfoliantes suaves e fazer movimentos leves. Além disso, é importante seguir com uma rotina de hidratação após a esfoliação para ajudar a restaurar a umidade da pele.

*Dicas de Esfoliantes Caseiros

Mel, açúcar e aveia

  • 2 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos finos

Misture bem e aplique na face com movimentos circulares. Não faça força para não lesionar a pele.

Café e azeite

  • 1 colher de sopa de café em pó
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Coloque os dois ingredientes em um recipiente e misture até obter uma pasta homogênea. Passe no rosto em movimentos circulares por dois minutos. Enxágue.

Óleo de amêndoas, fubá e açúcar

  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de fubá
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas doce

Faça uma misturinha com todos os ingredientes e aplique na pele, massageando suavemente. Para remoção, enxague com água abundante.

8. Minimize o uso de maquiagem e remova-a antes de dormir

O uso excessivo de maquiagem pode obstruir os poros da pele, levando ao acúmulo de sujeira e bactérias, o que frequentemente pode resultar em acne, irritação e alergias. Alguns componentes da maquiagem, como corantes, fragrâncias e conservantes, também podem causar irritações na pele e danificar sua barreira protetora natural.

Para evitar que o uso de maquiagem prejudique a saúde da pele, é importante:

  • Remover a maquiagem antes de dormir para permitir que a pele respire e renove-se durante a noite.
  • Limpar a pele com produtos específicos para remover a sujeira e a maquiagem acumuladas.
  • Não usar maquiagem todos os dias especialmente em áreas propensas a acne, como testa e queixo.

Conclusão

E aí, gostou das nossas dicas? 😊

Agora que você já sabe quais são as melhores dicas de cuidados com a pele, é hora de ir às compras!

Conheça nosso guia de como fazer uma rotina de skincare fácil e saudável

Rolar para cima