aziinn

Como cuidar do cabelo fino e oleoso

Como cuidar do cabelo fino e oleoso

Se você tem cabelo fino e oleoso, sabe que encontrar o equilíbrio perfeito nos cuidados pode ser um desafio e tanto. Mas não se preocupe, você não está sozinha! Cabelos finos tendem a ficar oleosos mais rapidamente, o que pode ser frustrante. No entanto, com as dicas certas e uma rotina de cuidados ajustada, é possível manter seus fios leves, soltos e com aquele aspecto fresquinho por mais tempo. Nesse post, vamos te ensinar como cuidar do cabelo fino e oleoso para que você fique diva todos os dias!

Como cuidar do cabelo fino e oleoso

Kérastase Spécifique para cabelos oleosos ou mistos

1. Lave com sabedoria

Não é segredo que o cabelo oleoso pede uma lavagem mais frequente, mas a gente precisa colocar o pé no freio.

Quando você lava seu cabelo com muita frequência, você manda um sinal de alerta para as glândulas sebáceas do couro cabeludo, que entram em modo de superprodução de óleo. É como se elas pensassem: “Ops, estamos secos demais por aqui, bora lubrificar!” E aí, quanto mais você lava, mais óleo elas produzem. É um verdadeiro efeito rebote.

Para quebrar esse ciclo, o segredo é treinar seu cabelo e couro cabeludo para se acostumar com lavagens menos frequentes. Comece espaçando as lavagens gradualmente. Se você lava todo dia, tente dia sim, dia não. E nesse meio tempo, para manter a sensação de frescor, o shampoo a seco pode ser um grande aliado. Ele absorve o excesso de óleo e dá aquela disfarçada na oleosidade.

2. Cuidado com o Secador

Cabelos finos são mais sensíveis ao calor, devido à sua estrutura mais delicada e diâmetro reduzido em comparação com os fios mais grossos. Eles têm menos camadas de cutículas, que são as proteções externas do cabelo, tornando-os menos resistentes ao dano térmico.

E tem mais, o calor não só bagunça a estrutura do seu cabelo, mas também manda um sinal de SOS para as glândulas sebáceas do seu couro cabeludo. Ou seja: elas entram em modo de emergência e começam a produzir mais óleo, achando que precisam proteger o couro cabeludo do calor. E aí, você já sabe: Mais óleo, mais problemas.

Por isso, ao secar o cabelo, sempre (eu disse sempre!) use um protetor térmico e opte pela temperatura morna ou fria do secador.

3. Use produtos específicos para cabelos finos e oleosos!

O verdadeiro game changer para cabelos finos e oleosos: Produtos específicos. Para quem tem cabelo fino, isso é essencial, pois quando você usa produtos específicos consegue controlar a oleosidade e dar mais volume aos fios.

Shampoo e condicionador: Aqui, a gente super recomenda uma duplinha de shampoo + condicionador que vai tratar a oleosidade do couro cabeludo, enquanto previne o ressecamento e o enfraquecimento das pontas ao realizar o equilíbrio da umidade natural dos fios. Ou seja, seu cabelo vai ficar divo.

Máscara Capilar: se você quer dar um up nos cuidados, invista em uma máscara capilar. Há máscaras específicas para controle da oleosidade e fortalecimento de cabelos finos, e a gente super recomenda a Densifique Densité da Kérastase. Ela dá corpo e volume – sem pesar – e estimula o crescimento fortificado dos fios. Possui uma textura em gel que proporciona brilho, maciez e mantém o balanço natural do cabelo. Esse é aquele tipo de produtinho que você fica assim 😮 de tão divo que deixa o cabelo.

4. Corte regularmente

Cortar o cabelo regularmente é um must-have para todas, mas quem é do time dos cabelos finos se beneficia ainda mais. Quando você mantém um cronograma de cortes, está constantemente removendo as pontinhas quebradiças que podem deixar o cabelo com um aspecto ralo e sem vida. Além disso, um bom corte pode aliviar o peso dos fios, permitindo que eles ganhem um pouco mais de elevação na raiz, o que contribui para uma aparência mais volumosa. E o melhor? Cabelos bem cortados tendem a ter mais movimento e corpo, e para os cabelos finos, isso significa menos aderência ao couro cabeludo e mais daquela vibe de volume que a gente ama.

5. Evite lavar o cabelo com água quente

A gente sabe que um banho quentinho é uma delícia, mas a água quente é inimiga número 1 de cabelos oleosos. Isso acontece porque ela abre os poros do couro cabeludo e estimula-os a produzirem mais óleo. Resultado? Seu cabelo fica com aquele look de quem não vê shampoo há dias, bem mais rápido do que você gostaria. Então, a dica é: banho quentinho, sim, mas na hora de chegar perto do cabelo, prefira água morna ou fria, combinado?

Quer ter cabelos fabulosos todos os dias?

  • Cronograma capilar: Quer cuidar do cabelo, mas não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Dê uma olhadinha no cronograma capilar para cabelos finos e aprenda as melhores dicas para ter cabelos fabulosos!

Você também pode gostar

Rolar para cima