Se você é a louca da chapinha, esse post é pra você! Nós já sabemos que o calor excessivo danifica (E MUITO!) nossos amados fiozinhos. Mas será que a gente consegue recuperá-los? A resposta é um sonoro SIM e hoje explicaremos como recuperar cabelos danificados pela chapinha. Acompanhe a leitura
Sumário
Quais são os danos que o calor causa no cabelo?
O calor excessivo danifica as proteínas que formam o cabelo, especialmente a queratina, que é como o tijolinho básico do nosso cabelo. Isso pode levar a fios secos, quebradiços e sem vida. E mais, o calor intenso pode retirar a umidade natural dos cabelos, deixando-os ressecados e com frizz. Além disso, pode desbotar a cor de cabelos tingidos ou com mechas mais rapidamente. Mas não se preocupe! Com os cuidados certos, podemos minimizar esses danos.
Como Recuperar Cabelos Danificados pela Chapinha

1. Reconstrução
A reconstrução capilar é um must para cabelos danificados pelo calor. O calor excessivo leva à perda de massa capilar, e isso significa que com o tempo, essa exposição ao uso de chapinha pode resultar em cabelos mais finos, frágeis e quebradiços. Já a reconstrução entra em cena para salvar o dia (ou melhor, os fios). Dê uma olhadinha:
- Reposição de Proteínas: A principal ação da reconstrução capilar é repor as proteínas, principalmente a queratina, perdidas devido ao calor. Ao repor essas proteínas, a reconstrução ajuda a reparar os danos, fortalecer os fios e reduzir a quebra.
- Selagem das Cutículas: A reconstrução também ajuda a selar as cutículas do cabelo. Quando as cutículas estão danificadas pelo calor, elas se abrem, deixando o cabelo frágil e propenso a danos.
- Hidratação e Nutrição: Muitos tratamentos de reconstrução também oferecem elementos de hidratação e nutrição. Isso ajuda a manter o equilíbrio de umidade do cabelo, deixando-o mais macio, maleável e com um brilho saudável.
- Prevenção de Danos Futuros: Ao fortalecer a estrutura do cabelo, a reconstrução capilar também ajuda a prevenir futuros danos. E a melhor parte? Cabelos mais fortes resistem melhor ao calor e a outros tipos de danos.
Como fazer reconstrução?
Nessa etapa, você vai precisar investir em uma máscara de reconstrução. A nossa recomendação é a Résistance Thérapiste da Kérastase. Essa máscara ressuscita cabelos danificados por químicas sucessivas, além de ser uma reconstrução (de quebra, você ainda consegue MUITA hidratação para o cabelo) que te entrega resultados de salão logo na primeira aplicação. E o melhor é que como é uma máscara de altíssima performance, só um pouquinho do produto já faz milagres. Ou seja: a máscara dura horrores.
2. Hidratação
Outra coisa que não pode faltar na sua rotina de cuidados é a famosa HIDRATAÇÃO. Meninas, o calor excessivo da chapinha tira a umidade natural do cabelo. Como resultado, os fios tendem a ficar mais secos, opacos e com aquele visual de vassoura. Para evitar que isso aconteça, a gente precisa repor a umidade perdida e fazemos isso através da hidratação. Além disso, a hidratação:
- Fortalece a Fibra Capilar;
- Melhora a Elasticidade: O cabelo hidratado é mais elástico e resistente, o que reduz a chance de quebra durante o uso de ferramentas de calor.
- Proteção da Cutícula: Uma boa hidratação ajuda a selar a cutícula do cabelo, protegendo-o contra danos externos, incluindo o calor.
- Redução do Frizz: Cabelos hidratados são menos propensos a frizz, um problema comum após o uso de calor.
- Brilho e Maciez: A hidratação devolve o brilho e a maciez ao cabelo, contrabalançando a aparência opaca e áspera causada pelo calor.
Como fazer a hidratação?
Máscara de hidratação! A nossa preferida tem sido a All Soft Heavy Cream da Redken. Isso porque ela tem um custo benefício super legal e entrega resultados que vão te deixar assim 😲 de tão DIVO que o cabelo fica. Ela ajuda a reparar os danos e fortalece a fibra capilar, deixando os fios resistentes, macios e mais disciplinados.
3. Protetor Térmico
O protetor térmico é etapa obrigatória antes da chapinha e qualquer outra ferramenta de calor. Dê uma olhadinha em como ele funciona:
- Barreira Protetora: o protetor térmico forma uma camada protetora que ajuda a diminuir o impacto direto do calor. Essa barreira reduz a perda de umidade natural do fio (lembra?!) e protege as cutículas do cabelo.
- Distribuição Uniforme do Calor: O protetor térmico ajuda a distribuir o calor da chapinha de forma mais uniforme ao longo do cabelo. Isso evita que áreas específicas fiquem super expostas ao calor e, por isso, mais suscetíveis a danos.
- Manutenção da Hidratação: Ao manter a umidade natural do cabelo, o protetor ajuda a prevenir o ressecamento e a quebra. Além disso, cabelo hidratado é mais resistente ao calor e menos propenso a danos.
- Ingredientes Nutritivos: Muitos protetores térmicos contêm ingredientes que nutrem e fortalecem o cabelo, como vitaminas, óleos naturais e proteínas. E o melhor? Esses ingredientes adicionam um bônus de cuidado e reparação.