Se você tem cabelos cacheados tingidos, sabe que mantê-los saudáveis e vibrantes pode ser um desafio. Além de proteger a cor, é necessário dar atenção especial à textura dos fios, que tende a ser mais seca e porosa.
Mas não se preocupe! A gente vai explorar os melhores cuidados para cabelos cacheados tingidos, desde a escolha de produtos até a rotina de cuidados. Você vai aprender como manter seus cachos coloridos sempre fabulosos e saudáveis.
Sumário
8 Cuidados para Cabelos Cacheados Tingidos
1. Tenha um shampoo para Cabelos Coloridos
A escolha do shampoo certo é o primeiro passo para manter a cor vibrante e os cachos saudáveis. Por isso, escolha um shampoo específico para cabelos coloridos, de preferência sem sulfatos. Por quê? Eles são mais suaves, limpam sem agredir e ajudam a manter a cor por mais tempo. Além disso, muitos desses shampoos têm ingredientes antioxidantes que combatem o desbotamento. Uma ótima opção é o Senscience True Hue, que não tem sulfatos e é específico para cabelos tingidos ou com mechas.
E aqui vai uma dica de ouro: intercale as lavagens com um shampoo micelar para garantir uma limpeza profunda sem ressecar os cachos. Seu cabelo vai ficar limpinho, hidratado e com a cor em dia!
2. Hidratação para cabelos cacheados tingidos
Os cabelos cacheados têm uma estrutura encaracolada e essa curvatura faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo tenha um pouquinho mais de dificuldade para chegar até as pontas. O resultado? Cachos que tendem ao ressecamento. E quando você adiciona uma coloração na mistura, essa necessidade de hidratação aumenta ainda mais. A tinta pode abrir as cutículas do cabelo, fazendo com que ele perca água e nutrientes mais facilmente. E um cabelo bem hidratado não só fica mais bonito e saudável, mas também retém a cor por mais tempo. Isso mesmo! A hidratação ajuda a manter a cor vibrante e evita aquele desbotamento uó. Por isso, invista em máscaras de hidratação sem medo! Elas vão devolver a água perdida pelos fios durante o a coloração e deixar seus cachos fabulosos!
3. Use uma máscara hidratante para cabelos tingidos
Se você quer dar uma turbinada na hidratação, também pode adicionar uma máscara de hidratação específica para cabelos tingidos.
Essas máscaras são o segredinho para manter a cor e a saúde dos cachos, pois conseguem reter a cor e a hidratação por mais tempo. E muitas delas têm antioxidantes que combatem o desbotamento e protegem contra agressores externos, como o sol e a poluição. A minha favorita da vida para cabelos tingidos é a Invigo Color Brilliance da Wella, que inclusive já tem resenha aqui.
4. Nutrição para cabelos cacheados tingidos
Agora que a gente já falou da importância da hidratação, vamos falar um pouquinho sobre a nutrição que, pasmem, não é a mesma coisa. A hidratação serve para repor a água perdida, enquanto a nutrição repõe o óleo do cabelo.
A estrutura dos cabelos cacheados faz com que eles percam nutrientes e lipídios mais facilmente. E o que isso significa? Fios ressecados, sem vida e com frizz. E é aí que entra a nutrição: ela repõe os lipídios e óleos que seu cabelo tanto precisa, garantindo que ele fique macio, brilhante e, claro, com a cor radiante!
- Máscaras de Nutrição: Invista em máscaras ricas em óleos e manteigas, como óleo de coco, manteiga de karité e óleo de abacate. Elas são verdadeiras bombas de nutrição! Aplique a máscara mecha por mecha, deixando agir pelo tempo indicado no rótulo. E Voila! Seus cachos vão ficar babado.
- Óleos Vegetais: Você pode usar óleos como o de coco, argan ou abacate para fazer umectação. É só aplicar o óleo nos cabelos secos, deixar agir por alguns minutinhos e depois lavar. O resultado? Cachos nutridos e com um brilho de dar inveja!
5. Evite Lavar Todos os Dias
Se você é a louca de lavar o cabelo, é melhor rever seus conceitos, por que:
- Nosso couro cabeludo produz naturalmente um óleo chamado sebo. Esse sebo é, na verdade, nosso melhor amigo, pois ele protege e hidrata os fios. Mas, quando lavamos o cabelo frequentemente, acabamos removendo esse óleo, e aí o que acontece? O couro cabeludo entende que precisa produzir ainda mais sebo para compensar. Resultado? raiz oleosa!
- Em cabelos lisos, a oleosidade do couro cabeludo desliza facilmente até as pontas. Mas nos cachos, essa oleosidade tem um caminho mais longo e sinuoso para percorrer. Por isso, as pontas dos cabelos cacheados tendem a ser mais secas. Ao lavar todos os dias, você está impedindo que essa oleosidade natural chegue até as pontas, deixando-as ainda mais ressecadas.
- Se você tingiu os cabelos, tem mais um motivo para não lavar todos os dias: a cor! Cada lavagem pode desbotar um pouquinho daquela cor maravilhosa que você escolheu. E, vamos combinar, ninguém quer ver seu tom favorito indo ralo abaixo, não é mesmo?
Então, a dica de ouro é: intercale as lavagens! Nos dias “sem shampoo”, você pode umedecer os cabelos e usar um creme de pentear para revitalizar os cachos.
6. Faça um Cronograma Capilar
Para os cachos tingidos, a melhor dica é manter uma rotina de cuidados com o cabelo. Fazer um cronograma capilar é uma ótima pedida, e o melhor de tudo é que você pode receber nosso Ebook gratuito se inscrevendo na nossa Newsletter. Nesse Ebook, você vai aprender dicas maravilhosas de como fazer um cronograma capilar + dicas de produtinhos babado, tudo isso em um passo a passo super simples.
Assim, você garante que seus cachos recebam tudo que precisam para serem saudáveis, fabulosos, e ainda consegue prolongar aquela cor maravilhosa!
7. Opte por água morna ou fria para lavar os cachos
A água quente, além de ser uma vilã para a pele, abre as cutículas do cabelo. E o que isso significa? Que a cor linda que você escolheu pode desbotar mais rápido e seus cachos podem perder aquela hidratação maravilhosa. Além disso, água muito quente pode estimular a produção excessiva de óleo no couro cabeludo, deixando a raiz oleosa em menos tempo. Então, aproveite e nos dias de calor, prefira água fria, combinado?
8. Use protetor térmico
Se você não resiste a um bom difusor ou qualquer outra ferramenta térmica para dar aquele up nos cachos, temos um item indispensável para você: o protetor térmico. Ele forma uma barreira protetora, defendendo seus fios do calor intenso e prevenindo danos, como ressecamento e quebra. E tem mais: ele ajuda a manter a cor do seu cabelo radiante e sem desbotar! Além disso, muitos protetores térmicos vêm com benefícios adicionais, como hidratação e brilho.
Conclusão
Agora que você já sabe quais são os melhores cuidados para cabelos cacheados tingidos, é hora de colocar o conhecimento em prática! Siga nossas dicas e sinta a diferença! 😊